terça-feira, 19 de janeiro de 2016

As características de uma mulher equilibrada


Temos tantas coisas a fazer que parece que não daremos conta de tudo. Neste post ensinei como rever seus papeis na vida e isso já é um passo para atingir um dos itens mais importantes na vida de uma mulher: o equilíbrio. 

O equilíbrio em nossas vidas faz com que tudo se ordene, tudo se encaixe e nos tornemos pessoas mais inspiradas e inspiradoras também. O equilíbrio tira o caos e deixa nossa vida organizada.

O desequilíbrio mostra que certos aspectos de nossa vida acabam descompensando: canalizamos muito de nossas energias para determinadas coisas e acabamos esquecendo outras que também são importantes. Por exemplo: você pode ser uma excelente profissional e ter uma casa que é um brinco de limpa mas não saber lidar com os próprios filhos. Ou você pode ser uma excelente mãe mas se frustrar por não dedicar tempo a si mesma. Assim, sua vida parece ser incompleta e logo, desequilibrada pois os pesos são diferentes para cada coisa.

Um mulher desequilibrada se sente sempre carregando em cada braço uma sacola de 10kg. Enquanto isso, a mulher equilibrada sabe dividir os pesos em mais sacolas e toma o tempo para leva-las uma a uma (ou pede ajuda para quem estiver disponível) ou bola estratégias e planos para melhorar sua condição (como comprar um carrinho para transportar).

Mas como chegar ao equilíbrio? Não existem fórmula mágica, mas algumas características e mudanças em sua vida podem deixar sua vida em equilíbrio. Basta treina-las e sempre se vigiar para não cair no desequilíbrio, pois nosso mundo atual está sempre nos bombardeando com informações e situações que literalmente nos tiram do nosso nirvana pessoal. Aqui dou algumas características da mulher equilibrada.

Possui autoconfiança

Com esse bombardeio de informações de hoje, nada mais natural que nos sentirmos para baixo por não sermos as supermulheres que a mídia pinta. Vemos mulheres lindas e de sucesso e pensamos: por que não somos como elas? Isso mina a nossa autoconfiança e nossa autoestima.

Mas o fato é que você NÃO é essas mulheres da mídia, você é você e deve ser admirada pelas suas qualidades e não por ter o bumbum musculoso ou ser a inventora de uma solução ecológica para o processamento do lixo diário. Ao invés de tentar ser quem você não, por que não se inspirar com essas fontes? Puxa, você pode não ser boa de matemática mas talvez você cozinhe bem. Então, a palavra de ordem é: saber das suas forças e investir nelas. Se você sabe bordar, continue se aperfeiçoando nisso, pois é isso que a torna especial.

Um bom exercício é descobrir seus pontos fortes e suas fraquezas. Faça uma lista e mantenha ela perto de si, ou melhor, mantenha tudo junto num caderninho pessoal, junto com suas metas e resoluções, cartas a si mesma, etc. Quando você descobre seus pontos fortes, você se sente mais autoconfiante e não se abala pelos pontos fortes alheios, aprendendo a aprecia-los.

Nunca perde a compostura



A compostura tem muito a ver com seus princípios de vida e como você os segue e os adequa à sua conduta. A compostura de uma mulher que dança funk carioca é diferente de uma mulher de negócios, que é diferente da dona de casa tradicional. Geralmente se regra pelos princípios que regem nossa família e o ambiente social em que vivemos. Cada ambiente social possui o seu.

Como saber como a compostura se encaixa no seu dia-a-dia? Enumere seus princípios em uma lista (pode ser naquele caderninho que citei acima). Exemplo: Dar prioridade à família, ser sábia, gostar de mim mesma.

Os princípios são a linha-guia para definir os comportamentos que você deseja ter. Em seguida enumere como você deseja atuar. Exemplo: Falar apenas após pensar, Manter a voz calma e baixa, Usar roupas apropriadas para minha idade.

Em seguida, liste as condutas que você não deseja ter como: Gritar, Usar roupas inapropriadas, Falar palavrão, Perder a paciência, Desrespeitar alguém.

Essas três listagens devem sempre ser revistas para que você nunca perca a linha da compostura.

Uma boa outra dica é procurar aprender a meditar: isso ajuda a atingirmos lucidez a ficarmos calmas em momentos críticos.

Tem compaixão

Temos que ver que somos todos diferentes: eu, você e a moça da limpeza somos diferentes. A moça que pede dinheiro na rua tem uma situação bem diferente de nós, longe das oportunidades que tivemos. Às vezes vemos até uma pessoa que conhecemos e apreciamos agindo de uma maneira incoerente e reprovamos esta pessoa. Reprovamos nossos filhos, mas você se lembra como era ser criança ou adolescente?

Ter compaixão é saber se transportar para o lugar de outra pessoa de maneira a compreender seus motivos. Sinceramente, não lhe aflige ver outra pessoa reclamando de alguém. Reclamamos o tempo todo e a culpa é sempre alheia, é sempre o outro e nunca admitimos o nosso próprio erro ou que a falha é simplesmente do mundo em que vivemos. Reclamamos, por exemplo, de quem recebe bolsa-família mas não vemos que essas pessoas conseguiram sair da miséria, o que já é ótimo. Reclamamos dos políticos que estão aí, mas somos nós que os elegemos.

Ter compaixão é saber que há aspectos diferentes nesse mundo e tomar uma atitude para ajudar é mais positivo do que simplesmente reclamar. Você não precisa fazer caridade, mas pode ajudar uma amiga que esteja em depressão.

Compaixão é, acima de tudo, fazer o bem.

Sabe apresentar-se

Você se sente bem com o que veste e com sua aparência? Se sim, este aspecto na sua vida está equilibrado.

Possa ser que você se sinta desconfortável usando as mesmas roupas que usava aos 15 ou simplesmente tenha se entregado a roupas folgadonas porque esteja acima do peso. Ou use aquele moletom velho para ir à padaria.

Saber se apresentar diz muito aos outros sobre quem você é. Se a primeira impressão é a que fica, como dizem, é essa a impressão que você quer passar. Uma roupa desalinhada, folgada, sem corte ou com furos pode dizer que você é uma pessoa preguiçosa, relaxada e que não tem amor próprio. Qual é a impressão que você quer passar aos outros? E mais importante: qual a impressão que você quer passar a si mesma. Se somos nossos piores inimigos, como poderemos burlar a auto-sabotagem? Simples: dando um boost na autoconfiança.

Mais uma vez: liste tudo aquilo que você deseja melhorar: pele, cabelo, roupas, corpo e estabeleça o plano. Mantenha suas roupas sempre bem alinhadas, peça opinião das amigas e do marido. Vá evoluindo gradualmente e siga à risca até virar uma rotina: se arrume até mesmo para ficar em casa.

Saber apresentar-se é se sentir bem consigo mesma. Isso refletirá no seu relacionamento com os outros.

Sabe aproveitar o momento

Você já viu alguém assim dizendo: "Ah, naquela época eu era verdadeiramente feliz" ou "Quando isso acontecer, serei finalmente feliz". Você se identificou? Talvez esteja vivendo do passado ou no futuro, como assim dizem. Só que o problema é que só temos o presente: o passado já passou e o futuro depende de como agimos agora. E se o futuro feliz nunca vier?

A palavra de ordem é saber aproveitar o momento. Existe uma sabedoria budista muito interessante que fala da roda da vida, em que estamos sempre em um dos dois estados: ou estamos descontentes com o presente esperando um futuro feliz ou estamos felizes no presente mas angustiados porque este momento de felicidade logo irá passar e dar lugar à tristeza. É aí que entra o que chamam de lucidez: você precisa saber que momentos de sofrimento virão e aceita-los como parte da vida, mas sabendo que irão passar.

Se você está triste com a morte de um ente querido, você não precisa simplesmente abrir um sorriso mas não transforme a vida num luto exagerado. Tem gente que se lembra todo ano da data da morte de um parente mas não se lembra da data de aniversário. Então aqui cabe fazer o jogo do contente do livro Pollyanna e pensar nos aspectos positivos do momento: talvez lhe traga alguma reflexão, talvez você tenha que revisar sua vida. Use os momentos ruins sempre como tempo para reconstruir sua estrutura interna e destruir tudo o que corrói. Talvez você perceba como a vida é efêmera e passe a aproveitar a vida como ela é, fique mais próxima de seus filhos, do seu marido, seus amigos e seus pais. E te ajuda a repensar velhos sonhos e coloca-los em prática.

Analisa antes de fazer/dizer

Quantas vezes nos arrependemos do que dissemos ou fizemos? Isso pode muitas vezes magoar outras pessoas ou a nós mesmas. Às vezes é um tanto difícil sermos analíticas antes de agirmos, principalmente se formos pessoas passionais e emotivas. Todavia podemos fazer esse exercício diariamente, com pequenas coisas, por exemplo: se seu filho disse algo que você não gostou, controle-se, pense e então tome ação. Às vezes leva tempo, então não desista logo de cara porque você explodiu uma, duas, três vezes. Continue tentando pois você verá que quando tiver uma resposta apropriada para a situação estará mais segura de si e sentirá melhor consigo mesmo. E sim, somos falhas: se você errou, admita seu erro e peça desculpas pelo ocorrido.

Sabe gerenciar o seu tempo

Quanto vale uma hora sua? Você já pensou nisso? Você pode medir por base do quanto você ganha por hora mas talvez esse não seja um parâmetro interessante se você acha que ganha pouco. Mas nem tudo é dinheiro. Se trabalhássemos 24h/dia, seríamos ricos mas não teríamos tempo nem saúde para administrar esse dinheiro.

O seu tempo precisa ser bem dividido entre:
- Trabalho
- Família
- Afazeres
- Descanso
- Hobbies
- Projetos pessoais

Faça essa dinâmica: calcule quanto tempo por semana você gasta no trabalho, com sua família, com afazeres domésticos e pagando contas, dormindo. Cronometre tudo. Sobrou horas? Que bom, você tem tempo.

Em seguida, veja o que está tomando seu tempo. Será aquele reality show? Acessando demais o Facebook? Reveja suas prioridade e elimine os velhos sugadores de tempo.

Uma ótima dica é ter uma agenda ou planner, como está muito em moda hoje em dia. Você pode estabelecer um planejamento semanal e segui-lo à risca.

Sua casa é seu templo


A casa de uma mulher equilibrada é agradável a ela e todos se sentem bem nela. A casa é bem cuidada, tem vida e traz bons sentimentos. A mulher equilibrada ama sua casa e ama viver nela, cuidando dela com zelo e carinho.

Algumas características do lar equilibrado são:
  • Limpeza
  • Ordem e organização
  • Bons aromas
  • Uma bela pintura
  • Harmonia entre os objetos
  • Sons agradáveis
Como adquirir uma casa assim? Não precisa de muito, você pode ser minimalista e não precisa ter objetos demais. Talvez o seu lar atual não seja como seus sonhos, mas aprenda a apreciar seu lar, aquele que você ama. Elenque tudo nele que incomoda e vá tomando as providências. Algumas dicas são:
  • Dê uma bela pintura
  • Faça uma reforma, se precisar
  • Reorganize as coisas
  • Remova os entulhos
  • Coloque nela apenas os objetos de que goste
  • Mantenha limpa
  • Conserte as coisas quebradas
  • Coloque flores ou velas
  • Coloque música agradável
No mais, o importante é sempre revisar o que foi feito periodicamente para manter assim a sua casa em sintonia com você.

Não tem medo de pedir ajuda

O maior sintoma de imaturidade feminino é aquele velho senso de que devemos fazer tudo sozinhas. Tudo bem que nós PODEMOS, mas não acredito que DEVAMOS, pois compartilhar fica bem mais fácil. Sim, seu marido pode ajudar. Sua sogra ofereceu ajuda?Aceite! Fará tanto bem a você quanto a ela e você terá mais tempo e energia para se focar nas suas coisas.

A ajuda pode ser tanto na limpeza, como na parte administrativa ou algo simples como levar seu filho à escola ou natação. Tudo se torna mais leve e a mulher sábia sempre tem em mente que a casa

Dedica tempo a si mesma

Nós dedicamos tanto tempo aos outros que esquecemos de nós mesmas. Todavia precisamos nos mimar um pouco de vez em quando para manter a energia e o tanque motivacional sempre cheio. Pode ser fazendo a unha ou comprando um vestido novo, ou fazendo hidratação no cabelo ou até lendo um livro.

Tire um tempo para si e sinta-se sempre pronta para os novos desafios. A mulher que se cuida transpira essa força do equilíbrio e inspira os outros a serem melhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário