sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Os favoritos de 2015 - Cultura

Agora, falo dos favoritos de 2015 desse ano no quesito cultura. Não foram exatamente coisas produzidas em 2015, mas que marcaram meu ano. Não sai esse ano muito, não fui a shows nem ao teatro, mas em 2016 pretendo voltar a assistir alguma programação agora que meu filho não mais mama e está ficando levemente mais independente. Mas para compensar teve diversos filmes e livros muito bons, sendo este ano um ano muito enriquecedor.

Livros



Em casa com Madame Charme, de Jennifer Scott (Editora Agir)

Nesse livro da autora de Madame Charme, ela dá ótimas dicas sobre como ter uma vida doméstica organizada e feliz, longe do conceito que atribuições domésticas são um fardo, como geralmente pensamos que é.

Crianças Francesas não fazem manha, de Pamela Druckermann

Nesse livro, que não é tão novidade assim (mas para mim é, por conta da maternidade recente), ela mostra como os franceses criam os filhos e pode-se reparar que algumas técnicas ajudam os filhos a se comportarem em ambientes públicos, aprenderem a brincar sozinhos e a comer direito. Ela mostra como funciona uma família francesa, na qual os pais têm total autoridade com os filhos e como funcionam as creches de lá. Explica também que, ao contrário da cultura competitiva americana, as crianças realizam atividades para vivenciar e não para serem melhores que os outros.

O segredo alemão - aprenda a vencer com os melhores

Aqui são reunidos diversos textos escritos por autores alemães que ensinam um pouco do pensamento e da filosofia de vida alemã, o que pode explicar o fato de ser um dos países mais prósperos do mundo. Aqui você encontra artigos sobre liderança, sobre como saber vender seu peixe, como se apresentar e como manter uma vida orientada a desafios. Esse livro agregou muito a mim para que eu tenha uma vida mais plena e construa uma carreira mais saudável e equilibrada.

Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres, de Clarice Lispector



Nesta obra intimista de Clarice Lispector, ela fala em uma prosa poética e cheia de recursos sobre uma mulher e as suas hesitações no campo romântico.

O retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde

Esse é um clássico sobre a arte e a busca pela beleza. Achei uma delícia de ler e gostei bastante de refletir sobre os temas que o livro traz embutido em suas linhas. Conta a história de Dorian Gray, que posa para um retrato que é considerado perfeito e o ganha de presente. Só que o retrato esconde a sórdida realidade: seríamos todos nós corruptos? A beleza é eterna e incorruptível?

Bebidas

Twinnings Limão e Gengibre

Esse chá eu conheci em 2014 na minha viagem ao Uruguai. Gostei tanto que arrebatei logo duas caixas no free shop pois nunca tinha visto no Brasil. Mas, para minha sorte, recentemente ele foi lançado no Brasil e acho ele no Sam´s Club. É meu favorito pois é muito refrescante e o gengibre tem essa propriedade antiinflamatória que foi tão importante prá mim no período pós-parto

Chandon Excellence Brut Rosé



Em Novembro conhecemos a Chandon que fica em Garibaldi - RS. Após as visitas às instalações, tivemos a degustação de diversos espumantes produzidos. O que mais amei foi o Excellence Brut Rosé, que é feito a base de Pinot Noir e possui sabor de frutas vermelhas, meu favorito. Ótimo para comer com peixes e frutos do mar, cogumelos e queijos fortes, aproveitei e levei dois para integrar minha adega.

Valmarino Reserva da Família (2014)

Essa vinícola encontramos ao mero acaso quando andávamos pelo vale dos vinhedos e me surpreendi com a qualidade dos vinhos produzidos. O vinho em questão é um varietal de Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot e Tannat e tem um sabor incrível de complexo. Recomendo muito a visita a essa vinícola e a degustação dos vinhos lá produzidos.

Miolo Lote 43 (2014)

A Miolo é bem conhecida por aqui e não sentia muita presença em seus vinhos, talvez por ser uma vinícola de grande porte. Mas esse Lote 43 - homenagem a Giuseppe Miolo - é uma joia, a partir do corte do Merlot com Cabernet Sauvignon em barricas novas de carvalho e com a melhor seleção de uvas. Pode envelhecer até 10 anos após engarrafado e tem elevado aspecto olfativo. Ótimo para ser degustado e/ou harmonizado com culinária italiana.

Achaval Ferrer Quimera (2011)



O que dizer deste vinho? Trouxemos ele de Mendoza em 2014 da nossa viagem de lua-de-mel e ele é incrível. É um blend, sendo principalmente um Malbec e no olfato rescende a frutas vermelhas e flores. Ótimo para comer com carnes (aliás, é um Argentino, não é?), agradou até os paladares mais exigentes.

Franziskaner Weissbier Dunkel

Eu já tinha provado essa cerveja quando viajei para a Alemanha em 2010 e esse ano pude provar novamente. Confesso que prefiro vinhos mas essa cerveja é uma delícia, ótima para beber degustando em uma noite mais fria.

Filmes

Perdidos na Noite





Esse filme de 1969 me surpreendeu muito pois é inovador e mostra um lado de Nova York que pouco era retratado à época. Longe do glamour, se vê pobreza, homossexualidade e trapaças. Ótima atuação de Dustin Hoffmann como um coxo que deseja se dar bem na vida. No mais, um filme muito triste, deveras triste. Está disponível no Netflix, por ora.

No calor da noite

Neste filme, Sidney Poitier é um detetive do norte que, por acaso, acaba investigando um crime ocorrido no sul dos EUA. Cheio de contrastes, é um ótimo thriller de investigação criminal. O final é surpreendente.

A escolha de Sofia

Sofia, interpretada por Meryl Streep é um judia controversa que mora nos EUA e vive um conturbado relacionamento. Lá ela conhece um jovem escritor que vai ser o ouvinte de sua história, sobre como ela sobreviveu a um campo de concentração.

Jiro Dreams of Sushi



Documentário sobre a busca incessante de Jiro, um japonês de 85 anos, de fazer um sushi perfeito. Mostra todo o comprometimento japonês com a excelência e a tradição, na qual um sushiman busca fazer todo o dia, um sushi melhor do que o feito no dia anterior. Há uma crítica sobre a banalização das tradições com o sushi e o chá. Disponível no Netflix.


Rede de intrigas

Filme que mostra toda a realidade da mídia com controladora de opinião e instrumento de manejo político. Disponível na Netflix.

Se meu apartamento falasse

Outro filme a mostrar uma nova realidade novaiorquina dos anos 60 diferente do glamour pregado geralmente no cinema. Nele vemos traição, carreirismo e tendências suicidas em uma cidade que asfixia.

Diana Vreeland: the eye has to travel



Ótimo documentário sobre Diana Vreeland, editora de moda da Vogue dos anos 50 aos 70, que revolucionou a indústria do marketing e mídia de moda, ao criar belos ensaios fotográficos, alguns bem polêmicos. Workaholic mas bem humorada, há relatos sobre ela mesma durante o filme desde criança.

Serpico

Neste filme, Al Pacino é um investigador policial idiossincrático que, por onde passa, encontra policiais corruptos. Cansado de tanta corrupção, ele decide fazer justiça no setor com as próprias mãos.

Desaparecimento das Abelhas

Documentário que relata o misterioso sumiço de abelhas dos apiários estadunidenses, fato que traz mais do que a redução do mel mas também a diminuição da produção agrícola, devido à baixa polenização das colheitas. Relaciona-se as possíveis causas como um agrotóxico utilizado e mostra-se que o mesmo ocorreu na França anos antes devido a esse mesmo agrotóxico.

Cartas ao Padre Jacob

Filme finlandês que mostra uma ex-presidiária que é enviada para ajudar a ler e responder as cartas de um padre cego.

O fim da linha

Esse documentário mostra como a pesca ostensiva dos grandes peixes com o atum e o bacalhau tem levado à escassez destes peixes nos mares. Mais que isso: busca alternativas à pesca dos grandes peixes.

What happened, Miss Simone?



Outro documentário sobre a conturbada vida da cantora e pianista Nina Simone, minha ídola. Bipolar, ela passou por rejeições como a da escola de piano até chegar à obsessão pela divulgação e proteção da cultura afro.

Blood Brother

Blood Brother conta a história de um rapaz americano de classe média que abdica dos luxos para morar na Índia e ajudar uma comunidade de crianças soropositivas.

Séries

Narcos

Essa série foi muito falada e realmente é muito interessante. Conta sobre a vida de Pablo Escobar, que é interpretado por Wagner Moura e dos detetives americanos que desvelaram todos os crimes cometidos.

Vikings

Série bem fiel ao saber histórico sobre os Vikings, contando suas tradições, suas pilhagens violentas, e sua ordem como comunidade. Sou fã da Lagertha, símbolo do empoderamento feminino pois as mulheres inclusive iam à batalha.

Downton Abbey



Essa série é meu xodó! Sou fanática por tradicionalismos e aqui tudo é tradicional: os costumes familiares, as roupas, as falas e os empregados.

Game of Thrones

Confesso que é bem chocante assistir Game of Thrones pois há muita violência e sexo. Mas também há uma história muito bem escrita e tramas políticas dos setes reinos.

Better call Saul

Se você já assistiu Breaking Bad, já ouviu falar dessa. Conta como surgiu Saul Goodman, advogado da série. Sua trajetória ainda está no início mas é simplesmente um entretenimento assistir essa série original do Netflix.


Esses foram meus favoritos de 2015, e os seus? Conta prá mim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário