Agora, falo dos favoritos de 2015 desse ano no quesito cultura. Não
foram exatamente coisas produzidas em 2015, mas que marcaram meu ano.
Não sai esse ano muito, não fui a shows nem ao teatro, mas em 2016
pretendo voltar a assistir alguma programação agora que meu filho não
mais mama e está ficando levemente mais independente. Mas para compensar
teve diversos filmes e livros muito bons, sendo este ano um ano muito
enriquecedor.
Livros
Em casa com Madame Charme, de Jennifer Scott (Editora Agir)
Nesse livro da autora de Madame Charme,
ela dá ótimas dicas sobre como ter uma vida doméstica organizada e
feliz, longe do conceito que atribuições domésticas são um fardo, como
geralmente pensamos que é.
Crianças Francesas não fazem manha, de Pamela Druckermann
Nesse
livro, que não é tão novidade assim (mas para mim é, por conta da
maternidade recente), ela mostra como os franceses criam os filhos e
pode-se reparar que algumas técnicas ajudam os filhos a se comportarem
em ambientes públicos, aprenderem a brincar sozinhos e a comer direito.
Ela mostra como funciona uma família francesa, na qual os pais têm total
autoridade com os filhos e como funcionam as creches de lá. Explica
também que, ao contrário da cultura competitiva americana, as crianças
realizam atividades para vivenciar e não para serem melhores que os
outros.
O segredo alemão - aprenda a vencer com os melhores
Aqui
são reunidos diversos textos escritos por autores alemães que ensinam
um pouco do pensamento e da filosofia de vida alemã, o que pode explicar
o fato de ser um dos países mais prósperos do mundo. Aqui você encontra
artigos sobre liderança, sobre como saber vender seu peixe, como se
apresentar e como manter uma vida orientada a desafios. Esse livro
agregou muito a mim para que eu tenha uma vida mais plena e construa uma
carreira mais saudável e equilibrada.
Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres, de Clarice Lispector
Nesta
obra intimista de Clarice Lispector, ela fala em uma prosa poética e
cheia de recursos sobre uma mulher e as suas hesitações no campo
romântico.
O retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde
Esse
é um clássico sobre a arte e a busca pela beleza. Achei uma delícia de
ler e gostei bastante de refletir sobre os temas que o livro traz
embutido em suas linhas. Conta a história de Dorian Gray, que posa para
um retrato que é considerado perfeito e o ganha de presente. Só que o
retrato esconde a sórdida realidade: seríamos todos nós corruptos? A
beleza é eterna e incorruptível?
Bebidas
Twinnings Limão e Gengibre
Esse
chá eu conheci em 2014 na minha viagem ao Uruguai. Gostei tanto que
arrebatei logo duas caixas no free shop pois nunca tinha visto no
Brasil. Mas, para minha sorte, recentemente ele foi lançado no Brasil e
acho ele no Sam´s Club. É meu favorito pois é muito refrescante e o
gengibre tem essa propriedade antiinflamatória que foi tão importante
prá mim no período pós-parto
Chandon Excellence Brut Rosé
Em
Novembro conhecemos a Chandon que fica em Garibaldi - RS. Após as
visitas às instalações, tivemos a degustação de diversos espumantes
produzidos. O que mais amei foi o Excellence Brut Rosé, que é feito a
base de Pinot Noir e possui sabor de frutas vermelhas, meu favorito.
Ótimo para comer com peixes e frutos do mar, cogumelos e queijos fortes,
aproveitei e levei dois para integrar minha adega.
Valmarino Reserva da Família (2014)
Essa
vinícola encontramos ao mero acaso quando andávamos pelo vale dos
vinhedos e me surpreendi com a qualidade dos vinhos produzidos. O vinho
em questão é um varietal de Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot e
Tannat e tem um sabor incrível de complexo. Recomendo muito a visita a
essa vinícola e a degustação dos vinhos lá produzidos.
Miolo Lote 43 (2014)
A
Miolo é bem conhecida por aqui e não sentia muita presença em seus
vinhos, talvez por ser uma vinícola de grande porte. Mas esse Lote 43 -
homenagem a Giuseppe Miolo - é uma joia, a partir do corte do Merlot com
Cabernet Sauvignon em barricas novas de carvalho e com a melhor seleção
de uvas. Pode envelhecer até 10 anos após engarrafado e tem elevado
aspecto olfativo. Ótimo para ser degustado e/ou harmonizado com
culinária italiana.
Achaval Ferrer Quimera (2011)
O
que dizer deste vinho? Trouxemos ele de Mendoza em 2014 da nossa viagem
de lua-de-mel e ele é incrível. É um blend, sendo principalmente um
Malbec e no olfato rescende a frutas vermelhas e flores. Ótimo para
comer com carnes (aliás, é um Argentino, não é?), agradou até os
paladares mais exigentes.
Franziskaner Weissbier Dunkel
Eu
já tinha provado essa cerveja quando viajei para a Alemanha em 2010 e
esse ano pude provar novamente. Confesso que prefiro vinhos mas essa
cerveja é uma delícia, ótima para beber degustando em uma noite mais
fria.
Filmes
Perdidos na Noite
Esse
filme de 1969 me surpreendeu muito pois é inovador e mostra um lado de
Nova York que pouco era retratado à época. Longe do glamour, se vê
pobreza, homossexualidade e trapaças. Ótima atuação de Dustin Hoffmann
como um coxo que deseja se dar bem na vida. No mais, um filme muito
triste, deveras triste. Está disponível no Netflix, por ora.
No calor da noite
Neste
filme, Sidney Poitier é um detetive do norte que, por acaso, acaba
investigando um crime ocorrido no sul dos EUA. Cheio de contrastes, é um
ótimo thriller de investigação criminal. O final é surpreendente.
A escolha de Sofia
Sofia,
interpretada por Meryl Streep é um judia controversa que mora nos EUA e
vive um conturbado relacionamento. Lá ela conhece um jovem escritor que
vai ser o ouvinte de sua história, sobre como ela sobreviveu a um campo
de concentração.
Jiro Dreams of Sushi
Documentário
sobre a busca incessante de Jiro, um japonês de 85 anos, de fazer um
sushi perfeito. Mostra todo o comprometimento japonês com a excelência e
a tradição, na qual um sushiman busca fazer todo o dia, um sushi melhor
do que o feito no dia anterior. Há uma crítica sobre a banalização das
tradições com o sushi e o chá. Disponível no Netflix.
Rede de intrigas
Filme que mostra toda a realidade da mídia com controladora de opinião e instrumento de manejo político. Disponível na Netflix.
Se meu apartamento falasse
Outro
filme a mostrar uma nova realidade novaiorquina dos anos 60 diferente
do glamour pregado geralmente no cinema. Nele vemos traição, carreirismo
e tendências suicidas em uma cidade que asfixia.
Diana Vreeland: the eye has to travel
Ótimo
documentário sobre Diana Vreeland, editora de moda da Vogue dos anos 50
aos 70, que revolucionou a indústria do marketing e mídia de moda, ao
criar belos ensaios fotográficos, alguns bem polêmicos. Workaholic mas
bem humorada, há relatos sobre ela mesma durante o filme desde criança.
Serpico
Neste
filme, Al Pacino é um investigador policial idiossincrático que, por
onde passa, encontra policiais corruptos. Cansado de tanta corrupção,
ele decide fazer justiça no setor com as próprias mãos.
Desaparecimento das Abelhas
Documentário
que relata o misterioso sumiço de abelhas dos apiários estadunidenses,
fato que traz mais do que a redução do mel mas também a diminuição da
produção agrícola, devido à baixa polenização das colheitas.
Relaciona-se as possíveis causas como um agrotóxico utilizado e
mostra-se que o mesmo ocorreu na França anos antes devido a esse mesmo
agrotóxico.
Cartas ao Padre Jacob
Filme finlandês que mostra uma ex-presidiária que é enviada para ajudar a ler e responder as cartas de um padre cego.
O fim da linha
Esse
documentário mostra como a pesca ostensiva dos grandes peixes com o
atum e o bacalhau tem levado à escassez destes peixes nos mares. Mais
que isso: busca alternativas à pesca dos grandes peixes.
What happened, Miss Simone?
Outro
documentário sobre a conturbada vida da cantora e pianista Nina Simone,
minha ídola. Bipolar, ela passou por rejeições como a da escola de
piano até chegar à obsessão pela divulgação e proteção da cultura afro.
Blood Brother
Blood
Brother conta a história de um rapaz americano de classe média que
abdica dos luxos para morar na Índia e ajudar uma comunidade de crianças
soropositivas.
Séries
Narcos
Essa
série foi muito falada e realmente é muito interessante. Conta sobre a
vida de Pablo Escobar, que é interpretado por Wagner Moura e dos
detetives americanos que desvelaram todos os crimes cometidos.
Vikings
Série
bem fiel ao saber histórico sobre os Vikings, contando suas tradições,
suas pilhagens violentas, e sua ordem como comunidade. Sou fã da
Lagertha, símbolo do empoderamento feminino pois as mulheres inclusive
iam à batalha.
Downton Abbey
Essa
série é meu xodó! Sou fanática por tradicionalismos e aqui tudo é
tradicional: os costumes familiares, as roupas, as falas e os
empregados.
Game of Thrones
Confesso
que é bem chocante assistir Game of Thrones pois há muita violência e
sexo. Mas também há uma história muito bem escrita e tramas políticas
dos setes reinos.
Better call Saul
Se
você já assistiu Breaking Bad, já ouviu falar dessa. Conta como surgiu
Saul Goodman, advogado da série. Sua trajetória ainda está no início mas
é simplesmente um entretenimento assistir essa série original do
Netflix.
Esses foram meus favoritos de 2015, e os seus? Conta prá mim!
Nenhum comentário:
Postar um comentário