domingo, 3 de janeiro de 2016

Revendo seus papeis na vida

Você está se sentindo sobrecarregada? Você sente que não tem tempo para nada? Você está cansadíssima e sem ânimo para fazer algo de que goste?

Sim, talvez você esteja com papeis demais na sua vida.

Mas o que é um papel? 

É uma atribuição dada a sua pessoa direta ou indiretamente que exige algumas responsabilidade. Como exemplos temos o de profissional, esposa, mãe, filha, gerente do clube de corrida, e por aí vai.

Mas como saber quais os meus papeis?

Anote tudo o que você faz no dia-a-dia e associe a uma imagem.
Exemplo:
Tarefas de casa - Dona de casa
Orçamento familiar - Administrador do lar
Compras - Administrador do lar
Escrever e-mails ao membros do clube - Gerente do clube
Levar pai ao médico - Filha
Fazer almoço do marido - Esposa
Levar os filhos à escola - Mãe
Escrever tese - Acadêmica

A partir daí você pode visualizar todos os papeis que exerce atualmente. Coloque-os em uma folha em branco.

Priorize

É importante priorizar o que você quer exercer em suas atribuições. Algumas atribuições serão obrigatórias como as de filha, mãe e serão topo da prioridade. Outras serão uma escolha como: continuar como profissional, continuar como acadêmica. Já outras poderão ser riscadas logo de cara: por exemplo, substituir o orçamento familiar por um contador ou encarregar o marido de fazê-lo, serviços de casa podem ser realizados por uma diarista, o almoço pode ser encomendado. Você pode classificar as atribuições em:
- Obrigatória
- Necessária
- Opcional Agradável
- Opcional Desagradável

Use diferentes cores de caneta e verifique o que sai e o que entra, analisando os prós e os contras de se manter ou remover o tal papel.

Talvez você descubra que:
  • pode ficar sem trabalhar (pois não gosta de seu trabalho e/ou existem fontes de renda suficiente);
  • que é melhor largar a especialização, pois não terá compensação futura;
  • deixar de ser síndica de seu condomínio ou participar do conselho fiscal;
  • que ser chefe do clube de corrida não lhe dá mais prazer e que você pode simplesmente correr, sem se preocupar em ficar avisando o pessoal das datas de corrida ou fazer camisetas personalizadas.

Remova

Agora que você já encontrou os papeis indesejáveis é hora de estabelecer um plano de ação para removê-los. Você não precisa expurgar tudo de uma vez só: o ideal é fazer um planejamento e ir executando aos poucos. Sempre comece do mais fácil para que você não perca a motivação de concluir a atualização dos papeis.

Planeje seus sonhos

Você quer fazer piano? Quer aprender a esculpir? Quer aprender um novo idioma? E uma nova graduação? Quer abrir uma empresa?

Talvez agora não seja possível realizar tais sonhos, mas por que não escrevê-los? Escreva na folha detrás do diagrama de papeis dizendo o porquê do sonho e como pensa em realizá-los. Priorizar os sonhos também é importante.

Mantenha
 
Revise seus papeis sempre.
Construa novamente o quadro de tarefas e o diagrama de seus papeis. Compare com os diagramas prévios e estabeleça novos planos. Remova novamente o que se acumulou e o que você não quer mais executar.

Revise também os seus sonhos: o que você realizou? O que não foi possível? Algum sonho novo? Será que as prioridades mudaram? Refaça seu diagrama de sonhos na folha detrás do diagrama de papeis. Mantenha tudo numa pasta ou arquivo e marque um lembrete para quando irá revisar seus papeis e sonhos novamente.

Assim você ganhará tempo para fazer o que realmente gosta e, é claro, poderá descansar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário