sábado, 13 de fevereiro de 2016

Como se tornar uma pessoa matinal


Acordar cedinho de manhã pode ser algo super difícil. Geralmente esse soninho entre as 5h e as 7h é o mais gostoso e é tão difícil sair da cama (especialmente nos dias frios de inverno quando o sol às vezes nem saiu).

Todavia temos que acordar cedo, seja para trabalhar ou porque nossos filhos acordaram. E nos sentimos mal, com privação de sono, mau humor e com sintomas que às vezes lembram o jet lag.

Segundo essa pesquisa, conduzida Till Roenneberg da Universidade Ludwig-Maximilians em Munique, as pessoas, salvo raras exceções, possuem aptidão a acordarem de manhã mais ou menos no mesmo período de tempo, considerando a latitude também: pessoas próximas à linha do equador tendem a acordar mais cedo do que pessoas próximas aos polos devido ao sol "nascer" mais cedo nesses locais.



Ainda segundo a pesquisa, as pessoas possuem dois relógios: um social e outro biológico. O social é regrado pelas nossas atividades e família: são nossos filhos, nosso trabalho, nossa rotina. O biológico ou ciclo circadiano é regrado com nossas células e diz muito sobre nossa genética (diz de fato se somos na íntegra matinais). O ideal é que os dois relógios estejam sincronizados mais ou menos na mesma hora pois, se isso não acontecer temos o jetlag social: mau-humor, sensação de desconexão com o mundo e indisposição, o que sentimentos que temos ao acordar ou ao longo do dia.

"Tudo bem, entendi o que significa", você diz. Mas como reduzir esse jetlag? Aqui vão algumas dicas dos especialistas.

Vá dormir mais cedo

Sim, para acordar cedo com disposição você precisa de horas de sono suficientes. Então, se o ideal é dormir 7-8h de sono por noite e você quer acordar as 5h30, deve ir dormir no máximo às 22h30.



Reduza o uso de telas à noite

É sabido que o uso de smartphones, tablets, televisão e computador nos deixam acesos à noite. Reduzir esse uso faz com que sintamos sono mais cedo. Procure fazer atividades manuais ou outras atividades domésticas sem o uso de telas, leia um livro ou medite.

Crie um horário de ir para a cama

Procure sempre ir dormir no mesmo horário, criando um ritual de desligamento. Leia o capítulo de um livro, acenda uma vela relaxante, faça um mimo para si: um mini spa noturno.

Estabeleça as metas do próximo dia

Elenque tudo o que você quer fazer no dia seguinte: isso te dará motivos para acordar cedo.



Faça algo por si cedo de manhã

Tire um tempo para si mesma logo cedo antes de todos acordarem. Pode ser tomar aquele chá, ou um café gourmetizado, 10 minutos para olhar o Pinterest ou Instagram, ou até uma sessão de meditação ou alongamento. Pode ser também um banho quente com aquela buble shower que você ama. Isso vai te motivar a acordar na hora e quem sabe até ajudar você a de fato acordar.

Pratique algum exercício físico

A prática de atividade física ajuda na regulação do sono e também na sua qualidade, sendo inclusive recomendada pela equipe de Roenneberg para sincronização dos dois relógios.


Tenha alguma luz natural no ambiente de trabalho

Ter uma sala iluminada pela luz do sol na hora do trabalho auxilia na consciência corpórea e na regulação do relógio biológico. Você pode também fazer uma caminhada no sol na hora do almoço, caso não possa ter uma sala assim.

Um café da manhã maravilhoso

Já se é em muito discutido que a principal refeição deve ser o café da manhã que deve ser constituído de proteínas, cereais e frutas, todos balanceados.

Ligue o rádio de manhã

Para acordar, que tal música? Talvez o programa de rádio local ou a seleção musical que você mais ama. Eu adoro escutar jazz de manhã através das rádios gringas no meu celular.


Nenhum comentário:

Postar um comentário