domingo, 6 de março de 2016

Como meu filho passou a dormir a noite toda


Acho que umas das perguntas que mais ouvi desde que meu filho nasceu foi essa: "Ele já dorme a noite toda?". Realmente, parece que é um marco da maternidade quando seu filho passa a dormir a noite toda, pois a mãe pode descansar mais e se sentir mais presente em sua própria vida pessoal e profissional, não se sentindo mais um zumbi como nas épocas iniciais.

Primeiro, que o conceito de dormir a noite toda é muito variável. Muitos dizem que se considera quando a criança dorme 5h seguidas sem acordar, mas vamos lá: a noite tem pelos menos 8h, então eu só passei a considerar esse fato quando ele passou a dormir 8h seguidas de uma maneira regular, que foi aos 7 meses. Antes disso, não diria que dormia a noite toda pois ainda acordava, mesmo que não para mamar.



Hoje o Pedro tem 1 ano e 2 meses e desde os 10 meses dorme 11h seguidas: das 7h30 às 6h30, mas já teve situação em que ele dormiu por até 12h seguidas (fui até no quarto dele para ver se ele tava bem).





Algumas dicas eu dou abaixo de coisas que fizeram ele dormir, mas isso é particular de cada mãe e bebê. Talvez ajude, talvez não.
  • Crie uma rotina desde cedo: Rotina é essencial pois dá a previsibilidade: o seu filho vai saber a hora de dormir. Dê o jantar (ou mamada) e dê um banho gostoso em seguida, mais morninho. Reduza as luzes, os sons, os estímulos.
  • Deixe o ambiente confortável para dormir: verifique temperatura (entre 24 e 26 graus), luminosidade (nenhuma ou pouca luz), barulhos, agasalhamento do bebê.
  • Encha o tanque: sim, alimente seu filho. Se ele mama, dê uma mamada antes de dormir. Para complementar às vezes eu dava leite extraído da bombinha a mais para saciar. Se ele já come, uma boa refeição. Uma outra boa técnica é pegar o bebê dormindo e dar a "mamada dos sonhos" antes de ele acordar. Se ele ia dormir às 19h, eu dava uma mamada às 21h, e ele passou a dormir mais tempo seguido.
  • Faça a pausa: Pamela Druckerman, em seu livro "Crianças francesas não fazem manha", relata que as mulheres francesas não vão imediatamente ao quarto quando o bebê reclama. Elas esperam 5 minutos antes de irem e vão silenciosamente apenas se o bebê de fato acordou. Isso evita que o bebê de fato acorde, se ele estiver apenas reclamando em sonho. É claro que, se for uma situação de emergência (como um esgasgue), você deve ir imediatamente ao quarto.
  • Ensine-o a dormir sozinho: Isso é um tanto polêmico e algumas mães colocam para ninar. Aos 3 meses eu apliquei o método "tira-e-bota no berço" (da Encantadora de Bebês) e em 4 dias ele passou a dormir sozinho sem reclamar. Ele não precisava de mais nada, apenas um bichinho e a chupeta.
  • Faça o entender que é hora de dormir: Se ele acordar, não acenda muito a luz, não ligue a TV. Deixe o ambiente como estava, de preferência.
  • Descubra como seu bebê gosta de dormir: Talvez haja uma posição, um bichinho ou paninho. Talvez ele prefira dormir de cobertor, talvez sem. 


Outras considerações a respeito disso são...

Cada criança é diferente

Não se compare à mãe de um bebê próximo do seu que diz que o bebê dorme a noite toda desde os dois meses. Existem bebês mais calmos que gostam de dormir e isso é da personalidade de cada um. Sei de bebês de 18 meses que ainda acordam várias vezes para mamar. Não dá para comparar, mas geralmente as crianças de 2 anos já dorme a noite toda.

Comemore os pequenos sucessos

Você pensa: "Poxa, meu filho só dorme 4h seguidas." e fica triste, né? Pois faça diferente: quando ele fizer 5h seguidas, comemore! Serão diversas comemorações, a cada incremento (foi assim comigo, viu?). O Pedro começou dormindo 2h seguidas, depois passou para 3h, 4h, 5h, e aí por diante. Hoje que ele dorme 11h seguidas eu olho pro passado com felicidade pela evolução que ele teve.

O bebê vai eventualmente acordar

Sim, mesmo que seu filho durma 11h seguidas, vez ou outra ele ainda vai acordar durante a noite. Uma crise de desenvolvimento, dentes nascendo, um xixi que extrapolou a fralda, um cocô poderoso noturno ou uma doença como gripe, bronquite vão fazer seu filho acordar. Tenha paciência e entenda o momento. Quando passar, o sono volta ao normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário