terça-feira, 16 de agosto de 2016

Hábitos motivacionais para incorporar no trabalho


Motivação é uma das palavras-chave na gestão de pessoas e se fala o tempo todo que grandes líderes mantém o seu time motivado e que a motivação pode gerar muito sucesso, se aplicada da maneira correta. A grande questão é que uma andorinha só não faz verão e você precisa buscar a motivação dentro de si mesma para atingir os seus resultados pessoais.

Mas por que é tão importante estar motivado? Posso falar da minha experiência pessoal. Nos dias em que estou desmotivada eu me sinto mal comigo mesma, a produtividade fica lá embaixo e existe uma tendência maior à procrastinação, além de uma sensação horrível de estar estagnada.

E estar motivado, como é? É tudo ao contrário: sentir orgulho de si mesma, ser produtiva, aprender coisas novas e até arrancar elogios dos colegas e superiores. É trazer vida à sua vida!

E aí eu pergunto: o que você prefere? A minha resposta é imediata: estar motivada, é claro! E isso vai depender muito de nossos hábitos diários, pois muitos deles acabam minando a nossa motivação. Então, quer algumas dicas para se sentir mais motivada em seu ambiente de trabalho? Então acompanha este post até o fim.


Não veja só o que você ganha

É claro que dinheiro fala muito alto, geralmente todo mundo quer ganhar bem, isso é fato. A questão é como a situação financeira afeta você: se você passa o tempo todo resmungando o quão pouco ganha, não cria foco para evoluir e galgar uma sonhada promoção. Um bom hábito é evitar a armadilha do contracheque: busque analisar outras formas de recompensa que você tem tais como elogios, prêmios e resultados do seu trabalho. Talvez você nem ganhe muito na empresa em que trabalha mas seu trabalho revolucionará a ciência ou mesmo ajudará no alívio à pobreza.


Descubra sua real motivação

Por que você trabalha neste local? Por que você escolheu tal área? Pode ser o salário, pode ser a estabilidade, pode ser a paixão ou um mix de tudo. Se você tiver o hábito de revisar os seus "porquês" você entenderá o que te motiva e poderá trabalhar em cima disso,

Aprenda algo novo assim que chegar

Ao invés de já começar a iniciar a execução do trabalho, pense em alguma forma de se qualificar nos primeiros 30 minutos de trabalho. Pode ser a leitura de um livro, ou um artigo em sua área ou até um MOOC pela Internet. Além de aprender, isto aguçará sua criatividade para o trabalho pelo resto do dia.

Regule seu horário de sono

O sono que tivemos na noite anterior influencia muito nossa motivação durante o dia. Quem nunca dormiu mal uma noite e teve o dia seguinte estragado? Tenha um horário certo para dormir e para acordar, garantindo que haja o descanso necessário do corpo e da mente.

Atenção na sua lista de afazeres

Não faz uma lista de afazeres? Ela é um hábito muito importante para manter o foco e entrar em execução. Faça sua lista todo dia e mantenha-a curta e objetiva. Procure sempre finalizá-la até o final do dia.

Escreva

Mantenha um diário ou mesmo um arquivo digital falando sobre as coisas interessantes do seu trabalho. Podem ser lições aprendidas ou coisas que te deixaram feliz. Esse diário pode servir de base quando você estive se sentindo desanimada e por isso é importante revê-lo todo mês.

Trabalhe em períodos de foco

A distração e a tentação de olhar e-mail, celular, redes sociais é algo que mina nosso foco no trabalho, fazendo com que acabemos procrastinando aquilo que temos que fazer. Procure criar horas de trabalho (1h de trabalho focado) e períodos de distração para desocupar a cabeça (15 minutos). Procure acessar seu e-mail no máximo 3x por dia, assim como redes sociais. Prefira que os horários de descanso consistam em sair um pouco da sala, respirar, tomar um café e conversar com os colegas. O cérebro precisa dessa oxigenação para o próximo estágio de concentração.

Uma tarefa por vez

Segundo esse estudo aqui, neurologistas afirmam que realizar multitarefa basicamente drena a energia do nosso cérebro e o fato é que não fazemos várias tarefas por vez, mas apenas uma e intercalamos rapidamente, o que não permite ao nosso cérebro "respirar". O estudo ainda indica que as pessoas que tiram folgas de 15 minutos são mais produtivas que as que não tiram. Então, fica a fica: nada de tentar ser multitarefa.


Procure histórias de superação

Às vezes é difícil vislumbrar como era antes do sucesso, e geralmente não lembramos quantas quedas houveram até o levante inicial. Hoje a Internet é um campo rico para descobrir histórias de superação que vão desde Einstein até atletas olímpicos.

Sua família é importante no processo

Talvez você goste de seu trabalho mas muita gente trabalha apenas para sustentar a família. Ela deve ser nosso alicerce e nosso conforto nas horas difíceis (quem nunca precisou de um abraço?). Nos momentos livres, procure esquecer o trabalho e se focar só na sua família, chaveando os problemas lá encontrados.


Se aproxime de pessoas positivas

Para se motivar e galgar o sucesso, é melhor ter sempre pessoas inspiradoras por perto. Sejam elas pessoas de sucesso ou simplesmente otimistas, o importante é ter por perto pessoas positivas para que você nunca desanime. Isso vale também para pessoas negativas ou que estão sempre reclamando: melhor manter distância destas. Os objetos positivos em sua vida serão os catalisadores para que as coisas boas comecem a aparecer.

Exercite-se

Fazer atividade física é essencial para quem não trabalha exercitando o corpo, pois além de manter o corpo saudável o exercício físico produz endorfinas responsáveis pelo ânimo e alegria de viver. De preferência exercite-se logo pela manhã para dar um boost de ânimo em seu dia.

Faça uma lista de gratidão ou uma lista de feitos

Todo dia, antes de ir dormir, escreva no mínimo 3 coisas às quais você é grata por terem acontecido. Pode ser desde ter ficado boa de uma doença até a atividade que você concluiu. Por que isto é importante? Porque seus dias ganham sentido e passamos a ver as coisas de uma maneira positiva. Quantas vezes tivemos uma dia "péssimo" e nos esquecemos de todas as outras coisas boas que temos na vida?







Nenhum comentário:

Postar um comentário