quarta-feira, 3 de agosto de 2016

O problema da perfeição



São tempos muito crueis esses para nós mulheres: todos os dias somos bombardeadas com fotos de mulheres perfeitas no Instagram, casas lindas no Pinterest e perfis ultraqualificados no Linkedin. A era da informação trouxe um problema: excesso de exposição e frustração para aquele que sente que não acompanha a onda da perfeição.

E a gente se sente impulsionado a ser tudo isso: a mulher da casa impecável e muito bem decorada, a profissional mais bem qualificada, a mãe com filhos mais perfeitos, a cozinheira gourmet de todos os dias, a mulher super fit e sarada e que tem a maquiagem e unhas mais bonitas. Além disso, precisamos consumir tal marca, tal tendência, tal vinho: tudo virou item de desejo. Se não estamos felizes com nossos corpos, corremos para a cirurgia plástica.

E mesmo depois de tudo feito, continuamos nos comparando em um ciclo sem fim. E isso vai nos desgastando e tirando nossa paz de espírito, pois começamos a não buscar mais agradar a nós mesmas mas a pessoas externas.

E o engraçado é que, mesmo as pessoas públicas estão sujeitas a várias críticas por não seguirem os padrões definidos de perfeição. Por exemplo, a atriz Carrie Fischer foi criticada por não estar em forma para o papel da Princesa Leia Organa no filme Star Wars - o despertar da força. Quantas celebridades foram clicadas (e muito criticadas, até ridicularizadas) sem maquiagem ou fora de forma? Se você se sente mal, imagine pessoas públicas, que vivem muitas vezes da imagem pessoal que constroem?

Por isso, nada melhor do que pararmos e analisarmos um pouco a situação e percebermos que alguns aspectos importantes às vezes fogem aos nossos olhos deslumbrados.



Nem tudo que se vê é tão perfeito assim...

Você sabia que muitas fotos de revista ou da internet são manipuladas para adicionar curvas, remover celulite e deixar a pele da modelo perfeita. Uma fotógrafa da Victoria´s Secret recentemente revelou que as edições não são apenas posteriores à execução das fotos, mas as peças são feita em medida para o corpo da modelo, além da utilização de enchimentos, poses que favorecem o ângulo de visão e maquiagem corporal.

Portanto, as imagens que vemos e julgamos ser tão perfeitas são cheias de retoques. Muitas vezes o que vemos é a apenas um ângulo ou corte da realidade. Aquela mesa em ordem pode esconder uma bagunça por trás. Veja nesse link alguns exemplos de imagens que podem enganar.

Fuja um pouco do bombardeio de informações

Para se livrar de todo esse excesso de perfeição, nada melhor do que se desconectar do bombardeio de informações. Deixar de seguir algumas contas, excluir algumas pessoas desnecessárias, deixar de acessar links ou comprar revistas baseados em imagem, tudo isso pode ser feito para expurgar essa sensação de inferioridade.

Observe as pessoas da vida real: todo mundo tem espinha, verruga ou má postura.


Não dê ouvidos a críticas negativas, mesmo que "boazinhas"

Você vai ser criticado enquanto viver, mas você tem que aprender a filtrar isso. O que é crítica positiva é algo a se pensar. Já as críticas negativas, ou o simples esculacho, favor desconsiderar. Tem até aquele tipo de crítica que começa assim "Não querendo criticar mas já criticando" ou "Não me leve a mal...". Se a pessoa já começa assim, é porque vem algo que ela não deveria falar (e você não deveria dar ouvidos).

Veja a "Big Picture" da sua vida

Tendemos a analisar os detalhes mas não vemos o todo: podemos ter uma casa pequena mas esquecemos da família feliz que vem lá. Podemos comparar nossa situação financeira mas não avaliamos a tranquilidade de não sermos alguém de muitas posses. Analise sua vida como um todo: será que aquele pequeno detalhe realmente faz a diferença em nossa felicidade?

Não deseje ser boa em tudo


Ninguém é bom em tudo, mesmo que pareça ser bom em tudo. Tem mãe que publica mil fotos dos filhos mas não cuida bem deles, tem gente que parece bem qualificado no trabalho mas não sabe fritar um ovo. E mesmo assim a vida segue se comprando comida congelada ou saindo para fazer as refeições. A mulher da casa perfeita pode se frustrar por não trabalhar fora ou não ter mais tempo para si.

Se você desejar ser boa em tudo você não vai ser boa em nada e o pior, vai viver correndo contra o tempo, estressada.




Procure aquilo que você realmente quer melhorar em sua vida

"Seja você mesma" é quase um mantra. E isso nos traz uma lição importante: ter foco naquilo que se gosta. E quando se sabe o que se gosta, você consegue se focar naquilo que quer melhorar na sua vida. Faça uma lista de tudo que deseja melhorar em sua vida. Volte à lista depois de um mês e refine-a. Você verá que algumas coisas serão riscadas e talvez algumas serão adicionadas e a vida é assim mesmo: inconstante! Mas você perceberá que algumas coisas permanecem! Trabalhe no que ficou da lista! 

Cresça em seu interior

Em um mundo de tanta valorização aos aspectos exteriores, seja a lucidez que o mundo precisa. Invista no seu interior: em ser uma boa pessoa, em conhecer mais, em sentir novas experiências (sem precisar compartilha-las), em ensinar e aprender, em meditar. Conforme você ganha a sabedoria, esse sentimento de derrota vai dando lugar a uma serenidade incrível: o que chamam de lucidez. Você passa a enxergar o mundo e a realidade com outros olhos e se sente mais em paz consigo mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário