terça-feira, 29 de novembro de 2016

Por um Natal mais significativo


O final do ano está aí, as lojas estão cheias de artigos natalinos, todo mundo já está planejando as festividades. Papais Noéis nas ruas, lojas usando o apelo natalino para venderem. Eu gosto da troca de presentes no Natal, não vou mentir. Acho uma boa época para agradecer àqueles que nos ajudaram durante o ano e dar um mimo para aqueles que amamos. Na verdade, ultimamente eu nem tenho expectativa de presentes, mas gosto de presentear, mesmo que seja algo sem muito valor financeiro.

Mas estive pensando em tudo aquilo que o Natal representa: o nascimento do amor, é como se o amor se renovasse, é a união da família, é como se você completasse bodas com todos aqueles que você ama. Então o Natal não é apenas consumismo, comprar uma roupa nova, postar fotos ou comer e/ou beber horrores: ele pode ser mais que isso, ser mais significativo.



É hora de reunir a família. Conviva com quem você ama e tem como família: seja ela sanguínea ou amigos que você tem como irmãos. Os avós vão contar muitas histórias passadas, as pessoas vão conversar, as crianças vão brincar e interagir, não precisa ser nada forçado. Apenas uma reunião leve de pessoas, seja para olhar fotos, falar da própria vida ou discutir temas interessantes. Sempre bom que os filhos e os netos podem aprender algo com o mais velhos.


O respeito pela data é importante, então dê a ela o devido significado e importância, isto é, faça o seu melhor. Se for sediar a festa, decore a casa conforme sentir que está bom. Senão, procure ajudar na comida e vista o que há de melhor, mesmo que não seja uma roupa nova, mas uma vestimenta com propósito e significado.

Nesta época, podemos repensar na redução da atividade virtual. Menos atividade nas redes sociais e mais contato físico e pessoal. Ao conversar com alguém, deixe o celular de lado e preste atenção na conversa. Isso é uma forma de respeito com o seu interlocutor. Dessa forma você pode valorizar mais o que vive e não tanto o que compartilha.



O final do ano pode prover reuniões com velhos amigos. Mostre sua gratidão àqueles que lhe ajudaram ou mande lembranças àqueles que estão longe. Pode ser um belo cartão, uma lembrancinha que você mesma fez ou uma bela foto de sua família.




Este momento é uma ótima hora de revisar o ano que passou. O que foi bom, o que foi ruim, o que você aprendeu e o que deve ter gratidão. Também é um ótimo momento de traçar novos planos e sonhos: o que seria bom conseguir no ano que vem. Você pode fazer o seu visionboard, conforme mostrei aqui e também planejar o ano que vem.


Também é importante reaproximar-se de sua espiritualidade, buscando Deus ou a doutrina que você segue. A paz de espírito é muito importante e você pode aproveitar para reatar relacionamentos, perdoar e pedir perdão por coisas ditas ou feitas. Lembre-se também dos que já viveram: parentes e amigos queridos que já foram, você pode pedir uma oração para eles ou deixar flores e limpar o mármore de seus túmulos.

E por fim, ajudar aos que precisam! Esta época do ano nos inspira a sermos mais caridosos. Você pode fazer doações a comunidades, participar de algum projeto filantrópico, doar cestas básicas para um lar geriátrico ou atender a uma cartinha para o Papai Noel. É uma ótima época para ensinar às crianças a importância de serem caridosos e compassivos com os demais, ensinamento que levarão para o resto de suas vidas.




Ótimas Festas a todas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário