sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Meu visionboard 2016: Retrospectiva



No início do ano eu mostrei meu visionboard para 2016, uma técnica visual e excelente para você manter-se focada nos seus objetivos do ano. O visionboard é muito fácil de ser feito e pode ser tanto feito digitalmente como através de recortes de revistas e sinto que minha primeira experiência com essa técnica foi muito boa.

Como estamos em Dezembro, o mês das revisões, retrospectivas e afins, resolvi fazer uma reflexão sobre os itens dela. Acho interessante como forma de você avaliar sua evolução e também ser autocrítica, além de ser ótimo como base para você se planejar para o ano seguinte.

Quanto à quantidade de itens, acho que foi uma quantidade boa ter colocado nove itens: nem muitas nem poucas. Se você coloca muitas você pode se sentir mal ou estressada por não ter cumprido tudo e ser colocar poucas pode parecer um ano fácil, sem realizações e objetivos.

Vamos ao balanço dos objetivos...

Ter uma pele bonita: Não, eu ainda não estou com a pele linda de um pêssego mas estou bem contente com os resultados. Tenho seguido meu tratamento à risca e tenho cuidado e hidratado minha pele para que ela fique com menos manchas, cicatrizes e prevenida contra sinais de expressão. Isso tudo leva tempo e dinheiro e talvez eu tenha que realizar alguns tratamentos estéticos mais salgados para chegar lá, mas por enquanto estou bem satisfeita com o que consegui. Praticamente não tenho acne, as manchas e cicatrizes tem clareado e achei uma boa base que não deixa a pele parecendo uma panela de fritar pastel. Nota 9 para mim.

Economizar dinheiro: Isto foi Ok. Eu acabei de fato caindo na tentação de gastar aqui e ali, mas no geral me controlei e fiz decisões inteligentes em relação a gastos. Talvez não tenha sido possível economizar tanto quanto eu gostaria mas estou tomando as medidas necessárias e 2017 vem com um planejamento financeiro bem rigoroso. Nota 6 para mim.

Me organizar: Esse ano eu consegui me organizar bastante! Passei a usar um Planner e tenho controlado minha vida usando o Trello. Andei organizando meu escritório, meu quarto, o closet e a sala. Planejei as refeições e fiz orçamento. Às vezes o caos ainda se instala mas vou dar nota 8 para mim.

Ser uma boa mãe: Ser boa mãe, quão subjetivo isto pode ser! O que é ser boa mãe afinal? Difícil dizer, pois foi um objetivo totalmente vago e mal formulado. Esse foi o ano dos limites, de impor limites, pois meu filho está na primeira infância mas vamos a alguns pontos.
  • Alimentação: Considero que o Pedro come bem, apesar de não curtir vegetais. Almoça super bem e não come baganas. Come frutas e toma muito líquido. Eu poderia insistir mais nos vegetais mas tenho medo de traumas alimentares, então tudo a seu tempo. Nota 8
  • Rotina: Nesse ponto eu acho que acertei. O Pedro tem uma rotina muito certinha tanto de comer, como dormir, escovar dentes, televisão. Ele sabe o horário de tudo e aceita. Nota 10
  • Brincadeiras: Procuro sempre levar ele ao parque ou praia quando pode, às vezes dá preguiça de sair da zona de conforto, mas eu acho que ele vivenciou bastante esse ano o mundo externo. Acho que poderia reduzir a televisão e ler mais com ele, todavia. Nota 7
  • Limites: Ano da birra, de bater, se jogar no chão, de jogar coisas, de gritar. Faz parte né? Tento impor os limites sem gritar, só conversando, mas às vezes não dá. Nota 7
  • Afeto: Muito carinho esse ano, com certeza! Sempre busco dar atenção ao que o filhote diz e dar carinho. O celular distrai mas não o suficiente. Nota 9.
Focar no Blog. Acho que esse ano poderia ter me dedicado mais ao blog. Mas a gente faz o que pode. Me limitei a um post semanal e aprendi a agendar posts. Criei o insta do blog e quem sabe próximo ano um canal no youtube? Nota 7.

Alimentar-me saudavelmente. Nesse ponto eu acho que fui muito bem. Consegui emagrecer os 3kg que faltavam para voltar ao meu peso da gravidez e controlei as compras para não comprar junk food. Comi muita fruta e verdura, assim como proteínas, dosando as quantidades. Claro que não me privei: permiti-me vez ou outra comer uma sobremesa ou uma friturinha. Nota 9 nesse quesito.

Viver com Menos. Eu queria me desapegar de muita coisa e viver com o mínimo possível, apenas o necessário. Consegui me desapegar de bastante coisa, mas ainda fico com dó de doar algumas roupinhas que não mais servem no meu filho. Nota 7.

Ler mais. Nesse quesito eu pequei! Li pouco este ano, apenas 6 livros, infelizmente. Eu tinha o objetivo de ler pelo menos 12, mas não tive disposição. Nota 4 para mim.


Qualificação Profissional. Neste ponto eu fui bem até. Fiz bastantes cursos e aprendi bastante coisa nova, de várias áreas sendo aplicável ao meu ambiente de trabalho. Claro que não cursei especialização este ano, mas prefiro esperar um pouco mais. Nota 8.

PS: Eu ainda estou planejando meu 2017 mas quando fizer o visionboard do próximo ano, compartilharei aqui, ok?

Nenhum comentário:

Postar um comentário