sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

2017:que tal fazer dele o ano da organização?



Eu tenho a impressão que 2016 foi um ano horrível para todos: pelo menos é assim com a maioria das pessoas com quem converso. Não sei se foi só o contexto do Brasil, mas me parece que todos nós acabamos nos levando pela maré do negativismo. 

Avaliando bem, apesar de todas as inseguranças, o ano passado não foi assim tão ruim para mim: em certos pontos foi um ano muito bom. E acho que a maneira como encaramos as coisas tornam elas menos ou mais difíceis e é muito importante estarmos preparados, organizados para o nosso futuro. 

Não se sabe ainda como será 2017 ou os anos que se seguem, mas de alguma forma sinto que a renovação do calendário faz com que paremos para replanejar, sonhar, tentar mudar o que está errado. Embora em 2016 eu tenha melhorado muito minha organização, este ano de 2017 eu quero que seja bem mais organizado.



Li muito sobre organização, o GTD de David Allen e amei o livro Vida Organizada (Thais Godinho) e este ano quero implementar muito do que estou absorvendo na minha vida, além de poder compartilhar meus aprendizados com vocês.

Uma das coisas mais legais que eu achei no livro da Thais foi o tom realista: sim, você pode realizar seus sonhos mas você deve lembrar de que há uma vida cheia de obrigações e muitas vezes você não vai poder largar tudo em prol da realização de um sonho. Mas com planejamento e organização você pode sonhar sim e realizar muito!

No livros ela fala de metas de longo, médio e curto prazo e da maneira como você pode relacionar elas para tornar seus sonhos mais próximos.

As metas de longo prazo são aquelas de mais de 15 anos, tudo o que você almeja até o fim da sua vida. São coisas que podem parecer difíceis de apalpar, tal como Ser um escritor reconhecido, ou Ter uma fortuna ou Estar em forma aos 60 anos, tudo é possível.

Coloque as metas de longo prazo em um pedaço de papel logo ao centro, conforme a figura abaixo.


Em seguida, você deve relacionar as metas de médio prazo às de longo prazo. As metas de médio prazo são marcos realizados entre 5 a 10 anos.


Agora as coisas já começam a ficar mais palpáveis. Você percebe que, para conseguir atingir as metas de longo prazo, deve antes concluir as metas de médio prazo. Por exemplo, para viver confortavelmente na 3ª idade você deve quitar o apartamento e evitar o pagamento de parcelas do mesmo.


Por fim, baseado nas metas de médio prazo, defina as metas de curto prazo, que são necessárias para concluir as metas de médio prazo. Você pode descobrir que uma mesma meta de curto prazo possibilitará o cumprimento de mais de uma meta de médio prazo, tal qual Economizar Dinheiro serve tanto para a viagem como para Aprender a investir.

Por fim, pode sinalizar com um quadrado vermelho as metas de curto prazo, com um círculo amarelo as de médio prazo e com um triângulo verde as de longo prazo.

Com as metas em mão, é hora de partir para a ação e ir atrás das metas de curto prazo. Sugiro deixa-las visíveis para que sempre sejam vistas por você. Também é aconselhado revisar a cada 6 meses as suas metas, adequando-as às mudanças que as nossas vidas vão tomando.

E então? Vamos partir para ação? Que tal fazer deste ano o ano da realização de sonhos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário