sexta-feira, 10 de março de 2017

Alimentos que vão turbinar a sua mente


Anda se sentindo esgotada mentalmente? Recentemente eu me senti assim e é uma sensação realmente ruim. Apesar de ter viajado e tirado umas mini férias no final do ano, a bateria não durou muito no retorno. O stress do trabalho, alguns contratempos e uma alimentação desregrada transformaram uma mente descansada em uma mente esgotada rapidinho.

Seja no trabalho e/ou no estudo, nos sentimos incapazes quando mentalmente esgotados. Parece que falta aquela energia extra para concluir algo ou até mesmo para tomar uma iniciativa. E quem gosta de se sentir mentalmente esgotado? Aparentemente nosso corpo não curte stress e acaba liberando algumas substâncias inflamatórias e o nosso corpo acaba lutando como se o stress fosse uma inflamação. Isso tudo acarreta em esgotamento físico e mental, o que acaba sendo um ciclo vicioso para

Foi pensando nisso que pesquisei alguns alimentos que ajudam na desintoxicação do cérebro e ajudam a nutri-lo, para que trabalhe melhor. Desta forma, devemos procurar alimentos que possuam ação antioxidante e que possuam gorduras monossaturadas (HDL), vitaminas e minerais.

Abacate

Embora tenham fama de extremamente gordurosos, os abacates possuem a gorduras monossaturadas, ajudando a regular o açúcar no sangue e ter uma pele de princesa. Contém vitamina K e folato, os quais evitam trombos no cérebro e aumentam a memória e a cognição. Contém em larga escala a vitaminas do complexo B, que são necessárias em uso diário, e a vitamina C, antioxidante potente que destrói radicais livres e evita o câncer.


Açafrão

Este tempero tem propriedades antioxidantes, antiinflamatórias e aumenta a capacidade de oxigenação do cérebro.

Alecrim

Este tempero ajuda a combater a degeneração do cérebro e possui alta concentração de antioxidantes, além de possuir a tradicional ação antiinflamatória.

Amoras

Assim como o abacate, amoras contém vitamina C e vitamina K. Além disso, possuem ácido gálico, um poderoso agente contra a degeneração das células nervosas e o stress.

Azeite de Oliva Extra Virgem

Contém polifenóis, altamente antioxidantes, e ajudam a melhorar a memória e o aprendizado além de auxiliarem no combate ao Alzheimer.

Beterraba

Beterrabas possuem poder antiinflamatório e aumentam a circulação sanguínea do cérebro, o que aumentam a sua performance cerebral.

Brócolis

Possui alto teor de vitamina K e vitamina C e também de colina, que ajuda a manter a memória funcionando.

Chocolate 70%

O chocolate com pelo menos 70% de cacau pode ser seu aliado por possuir flavonóides, com ação antioxidante e antiinflamatória. Além disso, melhora a circulação sanguínea e é rico em endorfinas, o hormônio da felicidade.

Folhas Verdes

Couve, rúcula, alface e espinafre possuem altas doses de vitamina A e K e ajudam a combater a demência, segundo um estudo realizado com 950 pacientes ao longo de 5 anos.

Gema de Ovo

Além de serem uma fonte de proteínas, a gema de ovos possui colina e estimula a produção de endorfinas.


Nozes

Possuem antioxidantes, vitaminas e minerais para aumentar a capacidade de funcionamento de seu cérebro, além de serem combatentes do Alzheimer.

Óleo de Côco

Óleo de côco não é somente bom para sua beleza não, também é um potente antiinflamatório, impedindo a degeneração de células nervosas.

Salmão

Rico em Ômega-3, o peixe promove boa memória e funcionamento do cérebro, evitando o famoso bloqueio mental. Além disso, é ótimo para manter o foco e evitar TDAH em crianças. Outra opção é o atum, que pode ser facilmente achado em qualquer supermercado.

Algumas outras dicas para aumentar a sua capacidade cerebral:


  • Beba um copo de água em jejum logo de manhã cedo
  • Geleia real também é ótima para aumentar sua performance
  • Alimentos ricos em vitamina B são ótimos para melhorar a sua memória
  • Cafés e chás criam a ilusão de estimulação do cérebro, promovendo uma ilusão de energia cerebral. O melhor mesmo para a memória é uma boa noite de sono, se possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário