sexta-feira, 7 de abril de 2017

Coisas que aprendi com minhas avós: Arrume-se para si


Esses dias eu escutei, na fila do banco, a história de uma mulher que ia dormir maquiada e acordava antes do marido para retocar o rosto e evitar que ele visse o rosto dela sem maquiagem. Também já ouvi histórias de mulheres cujos maridos não sabiam que na verdade elas possuíam cachos e não os cabelos lisos atuais. Parece um absurdo, mas o medo de perder um casamento ou relacionamento, é real e demonstra um pouco a falta de confiança que a mulher em geral tem em si mesma.

Isso faz com que, invariavelmente, usemos as maquiagens que os outros gostam, as roupas que estão na moda porque, "né, tá todo mundo usando" e queremos o corpo da celebridade fitness atual. Estamos sempre nessa eterna luta para agradar a todos e nunca nunca mesmo refletimos do que a gente gosta. Aceitamos presentes com aquela desculpa de "Fica lindo em você" e somos questionadas do tipo "Puxa, cadê aquele colar que eu te dei?".


Tenho uma lembrança muito viva da minha vó e de sua penteadeira: ela era muito vaidosa. Gostava de se vestir bem, de estar perfumada e maquiada, além do cabelo impecável. Na sua penteadeira havia sempre pó de arroz, alguns batons, joias e alguns frascos de perfume. Não era questão de consumismo, pois ela usava tudo até o fim, mas uma questão de se sentir bem consigo mesma. Quando ela ganhava um presente que gostava, seus olhos brilhavam, mas ela não se sentia obrigada a vestir nada de que não gostasse.


Acho que um pouco de vaidade nunca fez mal a ninguém, mas você deve se lembrar de fazer isso para si e não para os outros. Usar aquele batom que você gosta, aquela roupa, aquele perfume. No fundo, você não precisa agradar ninguém, a não ser que queira (e às vezes é bom fazer um agradinho). Hoje temos tantos recursos que na época não eram acessíveis e podemos realmente transformar nosso relacionamento consigo mesmas. Se você não gosta do seu nariz, você pode muda-lo ou simplesmente aprender a ama-lo.

Algumas dicas:


  • Se você sente que se veste mal, busque uma consultoria de estilo. Vale muito a pena e transforma vidas.
  • Conheça o formato do seu corpo e saiba quais peças te beneficiam.
  • Um salto de autoconfiança pode estar numa maquiagem simples de 5 minutos que deixe sua pele bonita e radiante.
  • Outra opção é procurar um visagista para descobrir qual cabelo e maquiagem mais favorecem a sua compleição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário