sexta-feira, 28 de abril de 2017

Programas de sustentabilidade em beleza


Antigamente eu realmente não sabia o que fazer com as embalagens de produtos vazios, a não ser separá-los para a coleta seletiva, torcendo que a embalagens fossem recicladas. Mas agora as empresas estão pensando mais em sustentabilidade e em obter algum retorno para as suas clientes, uma maneira consciente e consumir e fidelizar. Hoje vou falar de alguns programas disponíveis que empresas de cosméticos criaram para reaproveitar embalagens e reduzir o despejo delas no meio ambiente.


Back2Mac

Esse programa já tem algum tempo, mas antes aceitava apenas embalagens plásticas. Agora é possível trocar embalagens de vidro também! Vale tudo: desde demaquilante até esmalte. O esquema é simples: você troca 6 embalagens da MAC vazias por um batom ou sombra. Basta levar as embalagens (não precisam estar vazias) a uma loja, fazer o cadastro e escolher sua recompensa. O batom e sombra não podem ser da linha de lançamento. Vamos guardar as embalagens hein?


Retorna Berê 

A Quem disse Berenice lançou um programa parecido, só que você deve levar 5 embalagens da marca e cadastrar-se no site. Depois, é só comparecer na loja com as embalagens vazias e receber um batom cremoso novo na cor de sua escolha.


O Boticário

O Boticário possui em todas suas lojas depósito para embalagens de seus produtos, que serão distribuídos para as cooperativas e reciclados. Infelizmente, não há nenhuma recompensa para a consumidora, além da sensação boa de que a destinação das embalagens não vai para o meio ambiente e sim, novamente para o consumo.


Natura

Todo o ciclo produtivo da Natura é bem sustentável, valorizando pequenas comunidades produtoras da matéria-prima utilizada para fabricar seus cosméticos. Além disso, a Natura trabalha com o conceito de refil para reduzir a propagação de embalagens normais, alegando que o uso de refis pode reduzir até em 83% o despejo de plástico.


Terracycle

Patrocinado por empresas como L´Occitane e Avon, este programa visa a criação de grupos de trabalho de reciclagem, onde cada quilograma de embalagens retorna em uma contribuição pecuniária para uma empresa tal como a Nature Conservancy. Sempre tem concursos novos, basta acessar esse link para ver quais os concursos e programas estão abertos.


E aí? Vocês conhecem mais algum programa desses? Poste aqui nos comentários para conhecermos mais programas de sustentabilidade em beleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário