terça-feira, 2 de maio de 2017

Fim do Desafio de Abril


Maio está aqui e, como prometido, eu vim aqui contar como foi se submeter a um desafio de 30 dias, prometendo me controlar quanto a meus hábitos ruins, a saber: ver muita televisão, comer besteira, procrastinar e comprar sem um propósito específico. Dizem que são necessários 21 dias para se eliminar ou formar um novo hábito, mas eu acredito que leva bem mais tempo o processo. Será que em um mês podemos mudar algo tão afixado em nossas mentes? Eu fiz essa experiência e primeiro farei um resumo de como foi semana a semana e depois, ao final, trarei as conclusões e metas.

Resultado de imagem para challenge

Primeira semana

Comecei o desafio anotando as metas em um bloquinho para ficar olhando todo dia e me lembrar. Uma das primeiras coisas que fazia no dia era olhar as minhas metas no caderninho e mentalizar a situação toda, vendo o que eu ganharia se seguisse o desafio direitinho. Aproveitei e me descadastrei de qualquer newsletter de promoção de compras para evitar as compras por impulso.

O maior desafio da semana foi a de não comer besteira, principalmente à noite. O problema é que tivemos dois aniversários infantis nessa semana e o Pedro não come qualquer tipo de bagana, então eu aproveitei e doei as lancheiras para a babá dele, que tem uma filha de 8 anos. Comi uns docinhos nas festinhas mas me controlei e procurei elaborar um cardápio para noite, basicamente de sopas e iogurte natural. O bom da sopa é que você pode congelar e ir tirando aos poucos, reduzindo o trabalho. Consegui ainda submeter a declaração do imposto de renda, algo que estava há um bom tempo enrolando.

Segunda semana

Nessa semana o Pedro pegou uma virose na escolinha, nada grave, mas exigiu maiores cuidados meus com ele e menos cuidados em relação a mim mesma. Acabei escorregando um pouco na alimentação saudável, mas nada muito grave e constante, embora tenha me sentido culpada. Acabei deixando algumas coisas por fazer devido ao cansaço e me dei a oportunidade de descansar, o que foi bom. Já tinha entregue minha pendência principal (a declaração do IR) e reconheci o meu cansaço: estava precisando e o feriado da Páscoa foi bem vindo! Inclusive, fui muito comedida com a ingestão de chocolate.

Terceira semana

Com o Pedro já melhorando, precisava colocar em rumo meu desafio. Queria organizar algumas coisas em casa, fazer um desapego de coisas e consegui fazer isso durante à noite e no fim de semana. Juntei uma pilha de roupas que irá para a doação e servirá a outras pessoas e isso me fez sentir muito bem. O fato de me alimentar mais saudavelmente me fez sentir mais leve e com menos sensação de culpa: parece que meu corpo funcionava melhor com isso. Meu único tropeço da semana foi o Pink Week da Beleza na Web e acabei comprando bastantes coisas, mas todas elas pretendo usar em breve (e resenhar por aqui e no Instagram). Não me senti mal com a compra, pois foi consciente e bem pensada, pensei várias vezes antes de concretizar (e estou muito feliz com meu Huile Prodigieuse da Nuxe, um sonho para mim!).

Quarta semana

Essa semana foi bem corrida e acabei quase nem vendo ela passar. Muitas coisas do trabalho para entregar e ao final do dia parece que ficamos mais cansadas, não é mesmo? Todavia resisti ao cansaço e brinquei com o meu menino até ele cansar e aproveitei a semana para trabalhar em algumas coisas da viagem, que me deram um enorme prazer. Aproveitei a semana para concluir a primeira temporada Outlander, série que tenho assistido com meu marido, e posso dizer que é uma série maravilhosa. Vale a pena assistir. Foi uma televisão consciente sem ser apenas um modo de desopilar, foi muito bom.


Conclusões

Um desafio é algo que serve para mudar nossas vidas, nos tirar da rotina, da programação automática das coisas. Foi fácil? Não foi. Eu fiz tudo certinho? Claro que não! Mas sinto que fiquei mais consciente do fluxo diário da minha vida, da minha alimentação, da minha rotina e da minha capacidade de consumir. 

Ao controlar esses pequenos aspectos da minha vida, o sentimento de culpa foi bem menor e a capacidade de aproveitar algum evento foi aumentada. Quando comi um doce, tentei saborea-lo como se fosse o último doce da minha vida, sentindo cada aspecto dele. Quando chegaram minhas compras, eu apalpei e cheirei cada uma delas, já utilizando alguns itens e me sentindo grata por poder comprá-los. Procurei usar o meu tempo de uma maneira consciente, aproveitando o momento para fazer algo com lucidez, seja uma atribuição doméstica ou assistir aquela série na televisão. Aproveitei e tirei a TV, passando a brincar mais com meu filho e senti que com sua felicidade, eu também me sentia mais feliz e relaxada do que simplesmente jogar a Peppa Pig ou a Patrulha Canina na televisão,

Acabou o desafio? Teoricamente, sim, mas na prática ainda leva um tempo para eu poder me livrar desses hábitos. Então, por ora, vou manter o caderninho, olhando sempre para ele para me lembrar que esses hábitos existem, sim, mas que eu posso controlá-los.



Dicas

Tenha sempre a sua lista de hábitos ruins em um caderninho e toda manhã olhe para lista com lucidez.

Para evitar procrastinar, sempre escreva suas metas semanais e olhe elas com carinho.

Para evitar comer besteiras, crie um cardápio semanal e seja fiel a ele. Cozinhe em lote e congele em pequenas porções.

Para assistir menos televisão a regra é só assistir se tiver cumprido as metas do dia. Simplesmente não ligue a televisão. Infelizmente a televisão se tornou o centro de nossa casa, o ponto de reunião familiar, quando deveria ser a mesa onde todos comem. Estabeleça o hábito de desligar a TV quando todos forem fazer as refeições.

Para evitar compras por impulso, se desligue de toda e qualquer newsletter de loja online. Evite circular em shoppings e reduza o limite do cartão de crédito. Estabeleça uma meta mensal de gastos e anote todos os seus gastos. Isso ajuda muito. Pense em cada compra que fizer: é necessário? Eu realmente quero isso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário