quinta-feira, 13 de julho de 2017

Minha experiência com o coletor menstrual


Eu me lembro da primeira vez que ouvi falar do coletor menstrual: verdade seja dita achei super antihigiênico e não imaginava como passar um dia todo com um copinho pendurado no meu canal vaginal.

Passou-se o tempo, e eu comecei a ficar chateada com o absorvente, sempre ficava com alergia mais no final do ciclo. Foi quando uma amiga minha me falou que estava usando o coletor e estava amando e ela acabou me contando todas as vantagens. Só que naquela época eu estava querendo engravidar, então deixei o assunto de lado.

Depois da gravidez, passei mais alguns meses no paraíso a que as mulheres chamam de "não menstruar". Mas como toda alegria tem fim, uma hora ela apareceu. Foi quando eu voltei a pesquisar sobre o tal coletor, quais marcas existiam por aqui, como cuidar. E então eu comprei um coletor da Inciclo e quando chegou resolvi testar. Me lembro como foi fácil colocar e como foi difícil de tirar. Todavia, aquele novo recurso me abriu muitas possibilidades e hoje eu vou citar aqui algumas vantagens que percebi nesses dois anos de uso.

Nunca mais ter que usar absorvente

A verdade é que o absorvente além de incômodo ainda fica mal cheiroso e você tem que ficar trocando várias vezes por dia para se sentir pelo menos um pouco digna. O que me leva a concluir...


É bom para o meio ambiente

Cada ciclo menstrual é um calhamaço de absorventes jogados fora. Para nosso planeta isso não é nada bom. Então o coletor é um bom aliado na defesa do nosso ambiente e na redução do lixo.


Economia para o seu bolso

Um coletor menstrual custa no máximo R$ 100,00 e se você cuidar bem dele poderá usar por 5 anos até. Vamos considerar que você use um pacote de absorvente por ciclo e ele custe R$ 20,00. Fazendo as contas, você poderá gastar em torno de R$ 240,00 em um ano. Em cinco anos, um total de R$ 1200,00 são gastos em absorventes no mínimo.


Nada de toalhas manchadas

Quem nunca saiu do banho no maior cuidado, se secou com cuidado e quando viu a toalha manchada com a maldita? Com o coletor, você o coloca de volta durante o banho e terá sempre suas toalhas novinhas, sem manchas.

Nada de mau cheiro, nada de assadura

Não sei vocês, mas sempre que menstruo me sinto mais suja, especialmente por causa do cheiro que acumula no absorvente. Além disso, no calor, o contato do absovente com a pele sem respirar pode causar assaduras, que são no mínimo desagradáveis.


Nada de vazamento

Embora no início possam ocorrer vazamentos, depois eles não mais ocorreram comigo, depois que eu peguei o jeito. Com absorventes, vazamentos são possíveis especialmente nos primeiros dias do ciclo. E imagina só dormir, você não precisará daquele absorvente noturno especial para dormir e que não funciona muitas das vezes, sujando os seus lençóis.


Cuidados especiais

Claro que são exigidos alguns cuidados com o seu coletor de maneira a ele durar mais, que são:
  • Não deixe o coletor internamente por mais de 12h por questão de proliferação de bactérias.
  • A cada banho, lave o coletor com sabonete neutro. Eu uso o da Granado Bebê.
  • Ao final do ciclo, ferva o coletor por cinco minutos em uma panelinha exclusiva para este uso.
  • Se seu coletor estiver muito manchado você pode fervê-lo com pasta de dentadura ou bicarbonato de sódio.

E vocês já experimentaram o coletor? O que têm achado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário