segunda-feira, 17 de julho de 2017

Xô Peste!


Eu estive afastada do blog e até do Insta no início de julho e não foi à toa não: tinha muitas coisas a cumprir no trabalho e o meu filho adoeceu duas vezes neste último mês. Eu sempre achei que ele tem a imunidade bem alta, mas é aquela coisa: a escola e o convívio com outras crianças acaba com o contágio de doenças bacterianas e viroses, então é quase impossível não adoecer. E quanto mais nova a criança, mais suscetível ela está para pegar e transmitir doenças, porque muitas vezes ela não sabe bem expressar como se sente e acaba indo para escola mesmo assim, antes de se detectar uma febre ou mal estar.

Preocupada com este fato, passei a pesquisar algumas coisas para aumentar a imunidade do seu filhote no período escolar.


Evite aglomerações nos períodos críticos

Sabemos bem que levar as crianças no parquinho do shopping ou do restaurante é uma necessidade, mas existem épocas do ano em que a incidência de doenças contagiosas é maior devido a mudanças climáticas. Períodos de abril a junho e de setembro a novembro são conhecidos pelo aumento de viroses e gripes entre crianças. A ideia é evitar o máximo ir nesses períodos, especialmente se a criança estiver ainda se recuperando de uma doença.

Imagem relacionada

Mais frutas e vegetais

Vitamina C e Betacaroteno são conhecidos por aumentar a nossa imunidade. Eles estão presentes em frutas e vegetais que consumimos como laranja, limão, morango, goiaba e cenoura. Isto se deve ao fato dos fitonutrientes estimularem a produção de glóbulos brancos, as células do sangue responsáveis por atacar agentes infecciosos.

Boa qualidade de sono

Isso é uma coisa bem difícil de atingir pois sabemos que o excesso de estímulos limita o sono das crianças. Todavia o sono é essencial para recompor as células que combatem agentes infecciosos e, segundo estudos, pessoas privadas de sono tendem a adoecer com maior facilidade. Portanto, tente sempre manter a soneca diurna e colocar o seu filho para dormir mais cedo, reduzindo os estímulos à noite.


Exercícios físicos

Sim, os exercícios físicos ajudam a criança a fortalecer o sistema imunológico pelo mesmo motivo de uma noite bem dormida: o aumento das células combativas. Também auxilia na atividade cardiovascular, no desenvolvimento pulmonar e muscular e evita a obesidade infantil. Pode ser uma atividade regular como escolinha de judô, natação ou basquete ou mesmo na brincadeira: pedalando, correndo, jogando bola.

Bons hábitos de higiene

Ensinar o seu filho a boa higiene não é apenas bons modos como pode auxilia-lo a se defender dos germes. Ensine-o a lavar a mão antes das refeições e após o banheiro, a limpar o nariz com o lenço descartável, além de banhos após frequentar ambientes públicos. Troque sua escova de dentes periodicamente, pois elas são ambientes propícios a germes.

Evite antibióticos

Antibióticos foram o mal de nossa geração pelo uso indevido e muitos pais hoje pressionam o pediatra para que ele receite esses remédios. Todavia os antibióticos deve ser usados só quando necessários e da maneira correta, fazendo uso até o final do tratamento, senão podem gerar o que se chama de superbactérias.


Evite açúcar

O açúcar é o grande vilão dos nossos tempos, pois ele joga acidez e radicais livres no nosso corpo, suprimindo o nosso sistema imunológico. A dieta do seu filho deve ter o mínimo possível de açúcar, proveniente apenas das frutas e do leite que ele consome.

Probióticos são aliados

Todos nós temos uma flora gastrointestinal e por vezes, seja por uma doença ou uma medicação, acabamos comprometemos essa flora. Os probióticos são agentes biológicos que ajudam a recompor esta flora e recomenda-se a ingestão de lactobacilos e bifidobactérias.

Suplementação

Sabemos que nem todas a crianças se alimentam bem ou tomam bastante sol. Então pode-se suplementar com vitamina D e zinco, que são os maiores aliados do sistema imunológico do ser humano.


Repelente

Aqui no Sul são raros os casos de dengue e chigunkuya, mas em outras regiões do Brasil há verdadeiros surtos. Por isso, principalmente nas épocas de proliferação dessas doenças, passe repelente adequado à idade do seu filho.


Vacinação em dia

Mantenha sempre as vacinas de seu filho em dia, cumprindo os calendários de vacinação, isso é batido mas extremamente importante.



Nenhum comentário:

Postar um comentário