sexta-feira, 31 de março de 2017

Desafio para Abril: Evitando hábitos ruins


"Ah, hoje estou muito cansada" ou "Ah, hoje eu mereço" são frases comuns para remendar alguns hábitos ruins que temos no dia-a-dia. Quem nunca comprou uma peça que nunca usou pelo pensamento que merece essa comprinha? Quem nunca se achou muito cansada para cozinhar algo saudável e resolveu simplesmente chamar uma pizza? Esses pequenos hábitos podem trazer um contentamento instantâneo que depois se transformará em meses de frustração, seja no cartão de crédito, seja na balança, seja no guarda-roupa.

Então, que tal fazer um ajuste de contas com consigo mesma e tentar se livrar de alguns desses prazeres culposos? Eu estou lançando esse desafio no mês de abril, já começando no dia 1º (dia da mentira, será?) e em pleno mês de Páscoa. Vou monitorar minhas atitudes diariamente, além dos meus sentimentos em relação ao andamento do desafio. Depois vou contar aqui no blog o que achei e como foi esse momento. Vou anotar tudo no meu caderninho!

Quer tentar também? Você pode elencar seus hábitos ruins e a maneira de evitá-los. Ninguém é infalível, claro, e estamos aqui para aprender. Vem comigo?

E os meus vilões são...


Comprar sem propósito

Acho que esse é o vilão de muita gente pois vivemos numa cultura americanizada e a facilidade dos meios de compra, anúncios gritantes nas mídias sociais e as promoções "imperdíveis" nos fazem comprar por impulso e depois nos arrependermos. Será que precisamos mesmo daquele vestido estampadinho de malha duvidosa resistente a duas lavagens e olhe lá? Será que precisamos mesmo comprar aquela base quando já temos outras cinco em uso, só porque a loja está dando brinde em compras acima de R$ 150? Que tal comprarmos apenas o que realmente precisamos e comprar com qualidade, com consciência?

Como agir? Pense duas vezes antes de comprar. Faça a reflexão: você compraria se estivesse com o preço normal? Você usaria daqui a um ano? Pense um pouco antes finalizar a compra: feche o browser ou vá dar uma volta para ver se você realmente precisa desta peça. Pense também no que você economizará para alcançar aquele sonho.


Procrastinar

Você tem coisas a fazer: a declaração do imposto de renda para terminar, o livro de gestão para ler ou até mesmo a organização do escritório para iniciar. Mas parece difícil simplesmente começar, então você vai empurrando enquanto dá, até que chega o prazo de entrega da declaração, o livro fica abandonado e o escritório abarrotado de papéis e outras tralhas. Você ficou demais nas redes sociais ou na televisão assistindo um programa culinário, novela ou até mesmo uma série e acabou deixando de fazer o que deveria fazer.

Como agir?  Faça uma lista sincerona de tudo o que você tem que fazer mas não consegue e depois se pergunte: o que anda me impedindo de agir? Para cada tarefa tente imaginar o que acontece quando você conclui-la. Veja agora o que te mantém afastada da tarefa e tente controlar o tempo dessas distrações.

Assistir muita TV

A televisão é um ótimo entretenimento mas pode estar te ajudando a procrastinar. No meu caso, eu sou louca por programas culinários, de construção (irmãos à obra!) e de makeover, além de todas as séries existentes na Netflix. Se eu contabilizar as horas que passo na frente da TV, vou descobrir que poderia ter feito bem mais ou até ter tido uma maior quantidade de sono noturno.

Como agir? Desligar a TV, por ora.


Comer besteira

Muitas vezes acontece de a gente chegar em casa e comer qualquer coisa por preguiça. Snacks ou mesmo pão branco com geleia não favorecem a balança e nem nutrem como uma janta propriamente. Isso acontece muito comigo à noite e durante os finais-de-semana. Bate a preguiça e fico ali beliscando. Ao final, estou sempre com fome e com a famosa barriguinha, celulites, etc.

Como agir? A ideia aqui é parar de beliscar, largar a preguiça e cozinhar. Muitos pratos nem são tão trabalhosos e são ricos em nutrientes. A ideia é planejar as refeições noturnas e manter-se fiel ao planejamento!



Nenhum comentário:

Postar um comentário